Acessibilidade Ir para o menu: Alt+1 Ir para o conteúdo: Alt+2 Ir para a busca: Alt+3 Ir para o rodapé: Alt+4
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sobre a cidade

Os habitantes originais da região que hoje constitui o município de Atalaia do Norte, distante 1.136 quilômetros de Manaus em linha reta, eram os índios mangeronas, ticunas e marubas.

Em 1938 foi criado o distrito de “Remate de Males”, subordinado ao município de Benjamin Constant. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Atalaia do Norte pela lei estadual nº 96 de 19 de dezembro de 1955.

O município é conhecido por sediar a maior reserva de índios isolados do mundo e pelos hotéis de selva que permitem a vivencia real da Amazônia.

Umas das características marcantes de Atalaia do Norte, é que ao caminhar pela cidade é possível encontrar indígenas com vestimentas e adornos típicos de suas etnias, ou até mesmo porretes, arco e flechas, que representam suas armas.

Devido a distância em relação à capital amazonense, os moradores de Atalaia do Norte utilizam as fronteiras com Peru e Colômbia (através de Tabatinga) como forma de desenvolvimento. É comum habitantes da cidade fazerem compras, viajar ou investir no comércio dos países vizinhos. No caminho inverso, turistas estrangeiros entram no Brasil e seguem até Manaus em viagens de barco que duram até três dias.

O município se estende por 76 351,9 km² e contava com 19 921 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 0,3 habitantes por km² no território do município.

Vizinho dos municípios de Yavari e Benjamin Constant, Atalaia do Norte se situa a 18 km a Norte-Oeste de Benjamin Constant, a cidade mais próxima nos arredores.

Situado a 75 metros de altitude, de Atalaia do Norte tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 4° 22′ 20” Sul, Longitude: 70° 11′ 33” Oeste.

Gentílico: Atalaienses

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

A formação administrativa de Atalaia do Norte teve início em 1981, quando o então distrito de Atalaia do Norte foi desmembrado do município de Benjamin Constant. Em 1982, o distrito foi elevado à categoria de município, com a denominação de Atalaia do Norte.

 

A administração do município é dividida em três poderes: o Executivo, representado pelo prefeito e seus secretários municipais; o Legislativo, exercido pela Câmara de Vereadores; e o Judiciário, representado pelo Fórum local.

 

O Poder Executivo é liderado pelo prefeito, que é eleito pelo voto popular para um mandato de quatro anos. O prefeito é responsável pela gestão do município, pela execução das leis e pela administração dos recursos públicos.

 

O Poder Legislativo é composto pela Câmara de Vereadores, que é constituída por vereadores eleitos pelo voto popular. Eles são responsáveis por discutir e votar projetos de lei, fiscalizar as ações do Executivo e representar os interesses da população.

 

No âmbito do Judiciário, Atalaia do Norte conta com um Fórum onde são realizados os julgamentos das questões judiciais do município. Esse Fórum faz parte do sistema judiciário estadual.

DADOS DE ATALAIA DO NORTE

População19 921 habitantes
Superfície de Atalaia do Norte7 635 188 hectares
76351,88 km² (29479,63 sq mi)
Densidade populacional0,3 ha./km²
Altitude de Atalaia do Norte75 metros de altitude
Coordenadas geográficas decimaisLatitude: -4.37235
Longitude: -70.1925
Coordenadas geográficas sexagesimaisLatitude: 4° 22′ 20” Sul, Longitude: 70° 11′ 33” Oeste
Fuso horário
UTC -4:00 (America/Manaus)
A hora de Verão e a hora de Inverno não diferem da hora padrão.
plugins premium WordPress
Skip to content Click to listen highlighted text!