Transformação Sustentável no Vale do Javari: Projeto de Manejo de Pirarucu e Pesca Esportiva Impacta Positivamente mais de 100 Famílias

O município de Atalaia do Norte, que enfrenta desafios significativos com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do estado, está passando por uma mudança notável em sua paisagem socioeconômica. O Projeto Piloto de Manejo de Pirarucu e Pesca Esportiva, executado pela Prefeitura de Atalaia do Norte em parceria com o Sebrae Amazonas através do Programa Cidade Empreendedora, e com colaboração da Javari Expedições, está proporcionando oportunidades inovadoras para mais de 100 famílias na região do Vale do Javari.

Iniciativa Transformadora: Unindo Comunidades e Recursos

Diante do desafio representado pelo baixo IDHM, a prefeitura, em colaboração com o Sebrae Amazonas e diversos parceiros institucionais, desenvolveu um projeto abrangente. Este projeto aborda não apenas questões econômicas, mas também busca garantir qualidade de vida, emprego e renda para a população local, especialmente aquelas que residem na Terra Indígena (TI) e no entorno do Vale do Javari.

Manejo Sustentável e Turismo de Pesca Esportiva: O Sucesso da Parceria

O Projeto Piloto, voltado para o manejo do pirarucu e o turismo de pesca esportiva, já beneficiou mais de 100 famílias na região. Desde o mapeamento inicial até as parcerias estratégicas com instituições como a FUNAI, IBAMA, INCRA, IPAAM, Sema e organizações indígenas como COPEAKA, OGM e Univaja, o projeto demonstra um compromisso inabalável com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Palavras do Prefeito Denis Paiva: Empoderando Comunidades para o Futuro

Para o prefeito Denis Paiva, o projeto piloto vai além de impulsionar as comunidades e garantir segurança alimentar. Ele destaca: “Entendemos que nossas comunidades indígenas e ribeirinhas precisam de mais do que um simples auxílio momentâneo. Assim, unificamos nossa região em torno desse projeto, que está em fase inicial; nossa expectativa é expandi-lo para todo o Vale do Javari”.